Qual a diferença entre Recall e Programa de Satisfação ao Cliente?
Entenda a diferença entre os dois tipos de ações para estes serviços prestados pelas montadoras
Há dois tipos de ações de serviços mais comuns que as montadoras utilizam: as campanhas de Recall e os Programas de Satisfação ao Cliente.
As Campanhas de Recall são campanhas para substituir ou realizar adequações no veículo, com potenciais riscos de acidentes graves ou fatais.
As Campanhas de Recall são comunicadas ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e aos órgãos estaduais do Distrito Federal e municipais de defesa do consumidor.
Estes órgãos fiscalizam e garantem o cumprimento das campanhas, e recebem periodicamente das montadoras relatórios sobre o percentual de veículos atendidos em cada campanha de Recall publicada.
Os órgãos responsáveis pelo cumprimento dos programas, estabelecem que as montadoras devem anunciar em diversos meios de comunicação para alcançar e garantir um maior número de consumidores, que deverão estar cientes do Recall lançado.
Já os Programas de Satisfação ao Cliente, são programas que envolvem componentes ou adequações que não comprometem a segurança do veículo, ou seja, não possuem riscos de acidentes graves ou fatais.
Estas campanhas são enviadas para toda a rede de concessionárias, que recebem um boletim técnico de serviço elaborado pela montadora. É demonstrado o intervalo de chassis envolvidos, a possível falha ou adequação em componentes, e os procedimentos de reparos que deverão ser realizados.
Caso o consumidor reclame ou não de uma determinada característica de funcionamento, é realizada a reparação conforme determina a montadora, para que no futuro, o veículo não apresente a potencial falha e mantenha a satisfação do proprietário com o produto adquirido.