Combustível adulterado pode anular a garantia do motor
Este tema é bastante polêmico e assusta os proprietários de veículos, causando indignação quando o fabricante nega uma garantia do motor alegando uso de combustível adulterado.
O combustível adulterado ou contaminado pode, sim, resultar no desgaste de componentes do motor e no sistema de alimentação de combustível, o que pode gerar uma baita dor de cabeça e prejuízos.
O motor demonstra que algo pode estar errado no seu funcionamento, por meio de sinais como:
- Ruídos;
- Oscilações;
- Emissões de poluentes fora das especificações;
- Perda de desempenho.
Caso o condutor não fique atento a estes sinais, e continue utilizando o veículo, o motor e vários componentes do sistema de alimentação de combustível podem colapsar por completo.
É bom avaliar se, realmente, o motor está comprometido
Há uma linha tênue entre um componente que está apenas impregnado pelo combustível inadequado e não comprometeu a estrutura de funcionamento, que pode ser resolvido com uma limpeza, por exemplo, com a real necessidade de substituição do componente que foi degradado pelo uso do combustível adulterado.
Portanto, devemos estar atentos aos sinais que o motor emite em decorrência de uma eventual situação de combustível adulterado.
Devem ser avaliadas as reais extensões dos danos que necessitam de substituições de componentes, ou apenas um processo de descontaminação que resolveria em casos específicos.
Todos estes procedimentos não têm cobertura de garantia pela montadora, então, quanto mais cedo o proprietário do veículo identificar uma alteração no funcionamento do motor, menos dinheiro será gasto nos reparos.
Conte com as soluções da Expertise Office!
Nós, da Expertise Office, garantimos a melhor avaliação técnica do seu veículo e oferecemos todo o suporte necessário para a resolução de eventuais problemas com o seu carro.
Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos serviços de excelência.