logo_eo-01b3
Saiba qual o momento ideal e os motivos de contratar uma empresa de perícia automotiva
Por Expertise Office

/

30/09/2021

/

Perícia automotiva: quando e porque contratar uma empresa especializada

Existem basicamente duas situações em que se pode contratar uma empresa de perícias em Engenharia Mecânica para auxílio técnico.

A primeira situação é quando o caso ainda não foi levado à esfera jurídica e as partes, como o proprietário do veículo, oficina ou concessionária, procuram uma empresa com profissionais qualificados para elaboração de um Parecer Técnico de Engenharia. 

A segunda é quando o caso já se encontra em trâmite processual e o Juízo determina às partes que indiquem um assistente técnico para elaboração de quesitos, acompanhamento dos trabalhos periciais do perito nomeado no processo, elaboração de laudo crítico e quesitos complementares.

No entanto, existe um caso específico que se trata de uma orientação sobre a viabilidade técnica da ação judicial, por exemplo: 

O proprietário de um veículo sente-se incomodado por não possuir conhecimento técnico necessário e desconfia que seu carro não foi devidamente reparado, ou que as explicações técnicas fornecidas a ele pela oficina, concessionária ou montadora, estão incompletas ou insuficientes.

Nessa situação, os engenheiros da Expertise Office:

  • Verificam minuciosamente o veículo;
  • Elucidam da forma mais clara possível as dúvidas técnicas ao proprietário;
  • Orientam se existe fundamento no inconveniente reclamado. 

A importância da fundamentação acerca da perícia automotiva

A partir dos esclarecimentos técnicos fornecidos, o cliente terá toda a fundamentação necessária para decidir sobre um embate na esfera jurídica, a fim de pleitear o que ele deseja. 

Agora, quando o caso já está em trâmite processual, a contratação de uma empresa com profissionais experientes, como a Expertise Office, é fator fundamental para o êxito esperado. 

Diversos profissionais oferecem esse serviço, mas muitos não possuem a expertise requerida, não tendo o conhecimento e experiência relacionados, principalmente, à tecnologia embarcada do veículo, suas características, modos de falha e rotina de trabalho de uma oficina especializada ou de uma concessionária.

Caso o profissional contratado não possua o conhecimento necessário em relação aos trâmites que envolvem uma perícia judicial, há um prejuízo entre a interação do advogado e o engenheiro contratado, o que certamente resulta em uma estratégia equivocada e consequentemente um possível insucesso na instrução probatória.

A elaboração de quesitos precisa ser feita de forma:

  • Técnica;
  • Adequada;
  • Clara.


Tudo isso, aliado a participação ativa na perícia judicial e um Laudo Crítico bem elaborado e elucidativo, são fatores determinantes que podem reverter uma situação tecnicamente confusa ou perdida.

Conte com o know how técnico da Expertise Office!

Os profissionais da Expertise Office, além de assistentes técnicos, atuam também como peritos do Juízo em diversas Comarcas do estado de São Paulo, Capital e região metropolitana, contribuindo de forma significativa para o entendimento e visão de todo o processo probatório, orientando de forma correta a parte contratante, além de garantir uma perícia automotiva impecável.

Caso uma das partes do processo não contrate um assistente técnico em um processo jurídico e as conclusões expressas no Laudo Pericial elaborado pelo perito do Juízo sejam justamente desfavoráveis à parte que não contratou assistente técnico, esta terá poucas chances de contestar o documento técnico oficial, resultando na improcedência dos pedidos da parte prejudicada pelo Laudo apresentado.

Agora, caso a contratação do serviço de assistência técnica pericial aconteça somente após a realização da perícia judicial efetuada pelo perito do Juízo, podem ocorrer dificuldades quando na elaboração do Laudo Crítico, já que foram cerceadas as oportunidades de verificações e esclarecimentos de alguns pontos técnicos que poderiam ter sido listados como positivos, durante o trabalho pericial presencial ocorrido no objeto da vistoria.

Também é muito importante a contratação de serviço de assistência técnica pericial em casos que envolvam a perícia indireta, quando o veículo, objeto da lide, tenha sido vendido, reparado ou sucateado. 

Ainda assim existem evidências técnicas absolutamente importantes em documentos e nos locais onde ocorreu o reparo do veículo que podem influenciar diretamente no resultado do Laudo Pericial elaborado pelo perito do Juízo.

Quer saber mais sobre como a Expertise Office pode te ajudar? Então preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco: