logo_eo-01b3
Histórico de manutenções: qual a importância?
Por Expertise Office

/

30/09/2021

/

Entenda a importância do histórico de manutenções do veículo

Você sabe qual a importância de um veículo possuir um histórico de manutenção? É sobre isso que vamos comentar neste post.

A recomendação é que as manutenções sejam realizadas sempre em oficina especializada ou concessionária autorizada.

Também é ideal a utilização de peças genuínas, homologadas ou que atendam às especificações técnicas de durabilidade e segurança, do fabricante do veículo.

Os componentes produzidos por empresas que atendem às especificações técnicas de durabilidade e segurança são testados e aprovados por um rigoroso processo de validação e homologação junto ao fabricante e órgãos certificados, garantindo maior segurança para o seu veículo.

Quais os riscos de utilizar componentes não genuínos?

Toda essa recomendação tem um motivo.

Enquanto a utilização de componentes genuínos garante mais segurança e durabilidade, a utilização de componentes não genuínos pode causar os seguintes problemas:

  • Funcionamento irregular do veículo;
  • Baixa durabilidade do componente utilizado;
  • Dependendo do componente substituído, pode resultar em situações que colocam a integridade dos ocupantes do veículo em risco. 

Histórico de manutenção x resultado da perícia

O histórico da manutenção de um veículo pode impactar diretamente no resultado de uma perícia judicial, como no caso de um incêndio ou um acidente, por exemplo. 

No caso de um problema que ocorra após o período da garantia do veículo, a realização das manutenções dentro do prazo estipulado pelo fabricante influencia de forma direta na tratativa de um possível reparo custeado pela montadora.

Além disso, a durabilidade de um veículo está diretamente relacionada com as manutenções preventivas e corretivas que são realizadas ao longo da sua utilização. 

Caso sejam respeitados os prazos, qualidade das peças utilizadas e sinais de desgaste, na maioria dos casos, reduzem consideravelmente as situações de pane e quebra repentina do veículo.

A importância de verificar os itens desgastados juntamente com o técnico

Durante a realização de uma manutenção, é importante que o proprietário do veículo, junto ao técnico reparador, verifique se o componente desgastado não causou um dano precoce ou desgaste irregular em um outro componente que trabalha em conjunto. 

Caso isso não seja observado, pode ocorrer novamente um dano no componente novo que foi substituído. 

É muito importante que o histórico de manutenções preventivas seja respeitado de acordo com a recomendação do fabricante do veículo, pois todos os componentes de uma máquina possuem vida útil. 

Recomenda-se também guardar notas fiscais de serviços ou reparos realizados, ou seja, catalogar o seu histórico de manutenções.

Conte com a Expertise Office

Com um índice de casos de sucesso acima do mercado, a Expertise Office é referência na área de avaliações e perícias técnicas automotivas, há mais de 15 anos.

Temos uma equipe de engenheiros mecânicos plenos com especialização na área automotiva, capacitados para periciar qualquer veículo com agilidade em todo o território nacional.

Clique aqui e saiba como podemos te ajudar!