logo_eo-01b3
Veículo 0km importado de luxo com pintura danificada
Por Expertise Office

/

18/09/2021

/

Veículo 0km importado de luxo com pintura danificada

A Expertise Office foi contratada para um caso de processo judicial pelo proprietário de um carro importado de aproximadamente 400 mil reais.

A concessionária negava-se em atender a queixa desse cliente, informando que os danos apresentados na carroceria foram ocasionados durante o período de utilização por parte do cliente.

Antes de apresentar o resultado desta ação judicial, vale esclarecer que qualquer veículo produzido por uma montadora, quando sai da fábrica, é embarcado ao pátio da empresa de transporte terceirizada, e posteriormente, distribuído para as concessionárias, ou para o transporte a outro país. A empresa de transporte assina um checklist, documento que confirma que recebeu o veículo livre de avarias e funcional, e assim sucessivamente.

Portanto em toda cadeia de recebimento do veículo, caso seja identificado alguma irregularidade, será produzido o documento chamado “Conhecimento de Transporte”.

Nele é relatado se houve algum dano ou reparo no veículo durante a logística do transporte, desde sua origem até seu destino.

Algumas montadoras possuem procedimentos de armazenagem do veículo, ou seja, para determinados períodos, existem procedimentos de checagem de componentes e movimentação em pátio, para que não ocorram danos permanentes no veículo.

Conhecendo os procedimentos adotados em toda a cadeia de transporte e recebimento do veículo, o engenheiro especialista da Expertise Office orientou ao perito para que solicitasse toda essa documentação à concessionária e à montadora, e avaliasse se houve algum reparo no veículo no decorrer do processo de transporte e armazenagem.

Ficou evidenciado que o veículo havia passado por diversas intervenções em vários componentes para correções de funilaria e pintura, devido aos danos provocados pelo transporte e armazenamento, antes da sua entrega ao comprador final.

Neste caso, a apresentação dos quesitos técnicos para o Perito Judicial responder, em perfeita conformidade com os problemas verificados no veículo, e ainda o acompanhamento do perito no dia da realização da perícia e apresentação do Laudo Crítico ao Laudo do Perito, conseguimos êxito e o cliente ganhou a ação, ficando extremamente satisfeito com o resultado alcançado.